Soldas Especiais

Soldas especiais

A indústria metalúrgica, faz o uso de soldas especiais para unir materiais de estruturas semelhantes, aplicando processos de fundição para garantir a qualidade da união das peças de metal.

Os vários métodos de soldagens especiais evoluíram e propiciaram técnicas mais adequadas para cada tipo de junção dos metais, dependendo da finalidade da montagem das peças e equipamentos.

Alguns tipos de solda especiais mais aplicados na indústria são: a soldagem a arco manual, a soldagem MIG, a soldagem TIG, a soldagem a arco com arame tubular, a soldagem oxigás e a soldagem com eletrodo revestido.

SOLDAGEM A ARCO MANUAL

Dentre os diversos tipos de soldas especiais, a soldagem a arco manual é a mais antiga, e muito utilizada nas indústrias siderúrgicas, automobilísticas, de mineração e metalúrgicas. Nessa modadlidade são usados principalmente o aço e o aço inoxidável.

A soldagem a arco manual é também chamada de MMA ou SMAW, sendo o método mais adequado quando se trata de solda nos locais de trabalho, nas indústrias ou até mesmo domiciliar. Embora a soldagem a arco manual seja capaz de soldar diversos tipos de metais, a técnica tem se mostrado mais eficiente em aço.

SOLDAGEM TIG

Dentre as soldas especiais, a soldagem TIG ou Gas Tungsten Welding, é o processo de soldagem de mais difícil operação, requer do profissional bastante habilidade e técnica. A soldagem TIG é a mais eficiente, podendo ser aplicada em qualquer tipo de metal conhecido.

SOLDAGEM MIG

Dos tipos de soldas especiais mais utilizados atualamente, a soldagem MIG ou Metal Inert Gas, é considerada um processo de soldagem semiautomática, aplicada normalmente em oficinas de fabricação e de manufatura automotiva. É um dos tipos de soldas especiais de produção rápida e de facilidade de uso, atendendo também outros tipos de metais, não só o aço e o aço inoxidável, como também o alumínio, por exemplo.

SOLDAGEM A ARCO COM ARAME TUBOLAR

A soldagem a arco com arame tubular, dentre as soldas especiais, é preferida quando se trata de processos de soldagem em estaleiros, para a construção de navios e outros tipos de embarcações. A soldagem a arco com arame tubular pode ser aplicada em uma grande variedade de ligas de aços e metais, sendo sua aplicação mais comum em peças de aço.

SOLDAGEM OXIGÁS

A soldagem oxigás utilizam energia para produzir calor e fundir o material de base. Na soldagem oxigás, a união dos metais é obtida pela fusão das partes que serão unidas, utilizando geralmente um metal de enchimento, usando uma chama produzida pela ponta do maçarico. Nesses tipos de soldas especiais, o metal fundido e o metal de enchimento, quando usado, misturam-se num líquido comum e se solidificam ao resfriar. Esse tipo de soldagem é utilizada no reparo de peças mais finas e em tubos de pequeno diâmetro.

As principais aplicações são: ferro fundido, chumbo, alumínio, ligas de zinco, aços galvanizado, latão e bronze.

SOLDAGEM COM ELETRODO REVESTIDO

O eletrodo revestido é indicado para soldar aços, principalmente. Nessa modalidade os ingredientes que formam o revestimento são triturados, dosados e misturados, gerando uma massa homogênea.

Essa massa é conformada sobre varetas metálicas e, em seguida, o revestimento de uma das extremidades é removido, permitindo o contato elétrico com o porta-eletrodo, que pode ter polaridade positiva ou negativa, dependendo da penetração desejada.

Solicite

Solicite seu Orçamento